Sucesso garantido entre as mulheres – principalmente devido à grande oferta de descontos em salões de beleza, os sites de compras coletivas sobrevivem à crise econômica como uma alternativa às compras tradicionais.
De maneira geral, sites como Peixe Urbano e Grupon beneficiam lojistas através de uma rede de consumidores ávidos por descontos agressivos como maneira de aumentar a visibilidade de uma marca ou estabelecimento. Os descontos são supridos de maneira geral pela alta demanda de consumidores que não entrariam em contato com o vendedor de outra forma.
Mas nem só de descontos na área da beleza sobrevivem os sites. A grande demanda por serviços de manutenção e reparos também tem crescido. De maneira geral, produtos e serviços são oferecidos com descontos de até 75%. Quando organizados de uma maneira eficiente, condomínios e condôminos podem se beneficiar desses descontos com um planejamento mais detalhado.
Gastos com produtos de limpeza, manutenção para áreas de lazer e piscinas também incluem a longa lista de itens oferecidos pelos sites. Mas antes de sair comprando por aí é importante que se verifique se o site é um lugar seguro para compras. Confira abaixo algumas dicas para não cair em uma cilada digital:
Verificar se o caixa online é seguro é um dos primeiros passos. Procure por um HTPPS no começo do endereço online. Isso indica um sistema de criptografia que garante a sua segurança (o mesmo utilizado pelos bancos). Mesmo quando visitando sites conhecidos, confira sempre o endereço na barra do navegador quando estiver finalizando a compra para evitar ser redirecionado para um site malicioso.
Observe atentamente os descontos e fique de olho no preço real do produto para não levar gato por lebre. Muitas vezes o preço anunciado com desconto é o preço real do produto.
Os termos de uso devem ser observados cuidadosamente já que todas as regras de como usufruir da promoção estão contidas ali. Fique atento também aos prazos, já que essas promoções têm uma validade bem restrita.
Uma comunidade virtual que pegou carona nesse modelo de negócio vêm ganhando as capitais e grandes centros urbanos com uma rede de compras colaborativas. O Comida da Gente nasceu quando um produtor de tomates se viu diante de uma produção excedente de mais de uma tonelada e decidiu vendê-los entre amigos. O grupo surgiu em 2013 com 40 pessoas através de uma comunidade no Facebook. Hoje a rede ganhou parceiros até na vizinha Argentina e conta com mais de 30.000 pessoas e 200 produtores.
A rede, que conta com produtores, organizadores, receptores e deslocadores ajuda a conectar consumidores finais oferecendo produtos mais saudáveis, fresquinhos e com um impacto ambiental muito menor já que o trajeto de transporte e os materiais de embalagem acabam sendo reduzidos consideravelmente.
Tirar proveito de uma estrutura já consolidada como a dos condomínios é um dos caminhos mais fáceis para fazer essa união gerar resultados práticos e visíveis, ressalta Adriana Alcântara – organizadora de listas de compras colaborativas em um condomínio na região metropolitana do Rio de Janeiro. “No mês de julho, além de comprar insumos para manutenção dos jardins pagando 30% menos, conseguimos organizar uma feira orgânica para os moradores que foi um verdadeiro sucesso. A economia foi de mais de R$100 por família se considerarmos os valores de mercado de produtos com a mesma qualidade”, lembra Adriana.
Levantar as necessidades do condomínio e dos próprios moradores é o primeiro passo para organizar uma rede de compras eficaz e rentável. Discuta o assunto em assembleia e tire proveito da estrutura que o condomínio oferece. Uma sociedade mais colaborativa e integrada começa com todos nós.